tag:blogger.com,1999:blog-5752834841047714061.post1621541907753951046..comments2024-03-19T02:18:07.599-07:00Comments on Thaís Ferreira: Oralidade e escritaThaís Ferreirahttp://www.blogger.com/profile/08529220535366249074noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-5752834841047714061.post-50215926397502301172009-06-05T14:40:49.278-07:002009-06-05T14:40:49.278-07:00Thaís, ao avaliar, globalmente, seu portfólio, per...Thaís, ao avaliar, globalmente, seu portfólio, percebo que vem avançando em suas aprendizagens e demonstrando grande interesse em evidenciar seus progressos. Esta atitude é louvável e digna de elogios. Parabéns!!<br /><br />Entretanto, no sentido de contribuir para que avance mais, aponto alguns propósitos e descritores que necessitam de uma atenção:<br /><br />1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;[utilizar mais imagens, fotos, vídeos, etc. Você pode, inclusive, colocar vídeos de professores e alunos em situação de aula, entrevistas com professores alfabetizadores, etc. É preciso sempre que as imagens, vídeos, etc sejam comentados e que tenham relação com as reflexões escritas.]<br /><br />3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;[aprofundar um pouco mais os conceitos e aspectos teóricos apresentados nos textos. Você pode, também, inserir outros aspectos teóricos que vocë domine.]<br /><br />4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;[ Procure apontar de forma mais clara os conhecimentos que está adquirindo e como estes estão impactando em sua formação e em sua prática]<br /><br />Em relação aos descritores, observe o seguinte:<br />1.Cumprimento dos propósitos gerais [atenção aos propósitos indicados acima]<br />2.Cumprimento do propósito específico [você deve criá-lo.]<br />6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;[principalmente, em relação ao propósito 3 acima]<br /><br />8.Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.).[REFERE-SE AO PROPÓSITO DE N. 1]<br /><br />9.Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas.[ACRESCENTAR REPORTAGENS, IMAGENS, EVENTOS, TEXTOS OUTROS - POEMAS, HISTÓRIAS, NARRAÇÕES, ETC, REFERÊNCIAS TEÓRICAS DE OUTRAS DISCIPLINAS, ETC. AJUDA A MELHORAR ESTE DESCRITOR] <br /><br />Estas observações servem para aperfeiçoar o que você já vem desenvolvendo de forma muito competente! Parabéns!<br />AbsUnknownhttps://www.blogger.com/profile/02043778308468353390noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5752834841047714061.post-22052269299138464092009-06-05T14:30:03.095-07:002009-06-05T14:30:03.095-07:00Muito boa esta sua reflexão, principalmente porque...Muito boa esta sua reflexão, principalmente porque relaciona a relevância da oralidade no trabalho com as crianças de educação infantil. Quando vocés receberem o Exercício Reflexivo, será possível apresentar alguns desses conceitos que foram veiculados pelo texto. <br /><br />Ah, gostaria de fazer uma observação: o texto, apesar de ser complexo, é direcionado para todos os estudantes da área de alfabetização e, também, para os alunos dos cursos de letras, comunicação... etcc... Assim, é fundamental que futuros professores/pedagogos tenham conhecimentos profundos sobre suas atividades cotidianas! Não concorda?Unknownhttps://www.blogger.com/profile/02043778308468353390noreply@blogger.com