sexta-feira, 8 de maio de 2009

2ª aula


No cronograma da disciplina esta foi a segunda aula do programa proposto pelo professor. No entanto, para mim foi a primeira e confesso ter ficado um pouco assustada com a proposta de uma avaliação realizada através de um portfólio eletrônico. Uma professora de outra disciplina já havia me apresentado um portfólio onde ela registrava as atividades e conclusões a que chegara com uma turma que lecionava na rede pública. Apesar de estar familiarizada com a proposta agora era diferente. Eu tinha que fazer o meu próprio portfólio e ainda por cima usando as ferramentas de um blog!!!

Algumas colegas também tiveram certa "resistência" a essa idéia. Mas, o fato é as propostas e o texto "Construindo o Portfólio Eletrônico" nos apresentam muitos motivos para acreditar que essa é uma proposta muito válida. No que se refere as ferramentas da internet, é claro que teremos
dificuldades, mas só em pensar que depois de algum tempo poderemos reconsiderar o que foi escrito, apagar e refazer será uma grande forma de reflexão.

Acredito que a contrução dos blogs poderão contribuir ricamente com a nossa formação, já que os conhecimento serão construidos passo a passo e teremos a possibilidade de articular também os conhecimentos de fora da sala de aula através dos inúmeros recursos que o blog possui. Além disso tudo, penso que o mais importante é a abertura que teremos aqui para expor nossas idéias e reflexões que nem sempre há tempo disponíve para serem discutidas em sala.

Um comentário:

  1. Thaís, espero que a experiência seja muito interessante! Eu já tenho percebido grandes avanços e possibilidades do portfólio eletrônico. E óbvio que toda inovação gera insegurança, mas temos de enfrentar, não é mesmo? Bem, estou observando seu portfólio e percebo que algumas postagens ainda não foram realizadas... Que tal atualizar, urgentemente, seu blog? No meu blog, há algumas orientaçoes: falta uma reflexão sobre o texto "Construindo o portfólio eletrônico", Pesquisa e reflexão sobre gêneros e tipologia textuais, Atividades relativas à página 11 do texto "processos iniciais de leitura e escrita"e os propósitos gerais, o propósito específico e os descritores do portfólio. Se tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato comigo ou procure algum colega que possa te dar um apoio. Importante: não deixe as atividades se acumularem!!
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir