Iniciamos a aula com base no texto "Processos iniciais de leitura e escrita" de Rosineide Magalhães de Souza.
Esse é um texto muito bom porque nos faz pensar em como o cotidiano da criança está entrelaçado com o seu processo de leitura e escrita. A criança tem contato com a escrita desde muito cedo. Quando ela nasce já faz parte de um mundo letrato, portanto aos poucos é capaz reconhecer imagens, tamanhos e também as formas das letras que estão em contato com ela a todo instante. Mesmo sem saber ler ela consegue associar imagem e escrita e por isso é muito importatante partir do principío que de alguma forma a criança consegue reconhecer e identificar o mundo que a cerca. Por isso concordo plenamente com a autora quando esta afirma que a criança inicia sua leitura antes mesmo de frequentar a escola.
Nesse sentido, quando a criança chega a escola dá início a um outro processo de leitura onde lhe é exigido uma sistematização que seja legitimada. O que destaco então, é que esse não pode ser um processo de ruptura com a realidade que a criança tinha antes. É importante que o professor saiba trabalhar muito bem essa questão para que a criança entenda que o mundo da escrita tem uma finalidade e que a leitura que terá acesso na escola ajudará a entender melhor tudo aquilo que já conhecia antes e possibilitará ler e entender muito mais coisas.
Thaís, suas reflexões são bastantes pertinentes ao que estamos discutindo. Você está evidenciando que fez uma leitura atenta do texto, além de estar antenada com o debate em sala.
ResponderExcluir