quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tipo e gênero textual

Segundo Luiz Antônio Marcuschi no texto Gêneros textuais: definição e funcionalidade apresenta uma tabela que diferencia bem esses dois termos:
__________________

TIPOS TEXTUAIS

1. constructos teóricos definidos por proprieda­des lingüísticas intrínsecas;

2. constituem seqüências lingüísticas ou se­qüências de enunciados e não são textos empíricos


3. sua nomeação abrange um conjunto limita­do de categorias teóricas determinadas por aspectos lexicais, sintáticos, relações lógicas, tempo verbal;

4. designações teóricas dos tipos: narração( contar um ou mais fatos que se passam dentro de um tempo e espaço), argu­mentação(apresenta idéias e tenta persuadir o leitor), descrição (texto em que se expõe detalhes sobre algo ou alguém), injunção (caracterizado instruir e orientar o leitor a executar determinada tarefa) e exposição( expõe informaçoões e busca apresentar novos conhecimentos)
__________________

GÊNEROS TEXTUAIS


1. realizações lingüísticas concretas defini­das por propriedades sócio-comunicativas;

2. constituem textos empiricamente realiza­dos cumprindo funções em situações comuni­cativas;


3. sua nomeação abrange um conjunto aber­to e praticamente ilimitado de designações con­cretas determinadas pelo canal, estilo, conteú­do, composição e função;

4. exemplos de gêneros: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhe­te, aula expositiva, reunião de condomínio, ho­róscopo, receita culinária, bula de remédio, lis­ta de compras, cardápio, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, con­ferência, carta.eletrônica, bate-papo virtual, au­las virtuais etc.


O conceito de tipo de texto esá mais ligado a sua construção teórica. Para identificá-lo é preciso perceber a que objetivo o texto se destina (narrar um fato, descrevê-lo, etc). Já o gênero do texto está voltado a sua materialização e portanto há uma infinidade de gêneros (exemplos mencionados anteriormente).

3 comentários:

  1. Oi Thaís a jùlia disse que o seu blog está mais bonito que o meu!, então tive quer mudar o meu pra rosa também.

    ResponderExcluir
  2. Thaís, você pesquisou um dos autores mais atuantes e mais produtivos na área de gêneros textuais. Seria interessante, porém, que tentasse ampliar sua reflexão para que fique mais claro qual é o seu entendimento dos conceitos. Você apresentou a visão do Marcuschi, mas é importante que reflita um pouco mais sobre os conceitos... Ok? Pense a respeito.

    ResponderExcluir