sexta-feira, 22 de maio de 2009

Atividade em grupo

Baseados nos obetivos apresentados na página 11 do texto: "Processos iniciais de leitura e escrita" o grupo pensou nas seguintes atividades:
- Recontar histórias

Objetivos:

-Possibilitar que as crianças façam uso efetivo da língua;
-Desenvolver as habilidades linguísticas;
-Desenvolver a compreensão da leitura e sua interpretação.

Essa é uma atividade que as crianças adoram. A professora pode ler um livro infatil mostrando as imagens nele contidas e, mesmo que as crianças ainda não saibam ler completamente, pedir que elas contem o que entenderam através das imagens. Essa atividade é muito interessante, já que ao recontarem a hitória as relatam as principais idéias nelas contidas e ainda tem a oportunidade de interpretar a história.

- Jogo da memória
Objetivos:
-Desenvolver a memorização e a associação de imagens;
-Identificar as diferentes formas de representação escrita do alfabeto.
Esse é um jogo bem conhecido das crianças. Seu principal objetivo é juntar os pares de figuras iguais. No entato, nessa atividade a proposta é que o par seja composto pelas letras do alfabeto nas representações maiúscula e minúsculas (ex: A / a). Dessa forma, as crianças poderão perceber e identificar que uma mema letra pode ser representada graficamente de diferentes forma.


- Conhecendo os tipos de texto
Objetivos:
-Conhecer novos textos;
-Comparar os tipos de textos que a criança conhece com novos tipos de textos;
Pedir para cada criança trazer algo que goste de ler o que alguém na sua casa leia. Ex: jornal, gibis, livro, revista, embalagens, etc. Pedir para que as crianças troquem o material. A professa deve mostrar que em cada tipo de texto há uma forma diferente de dizer algo. Considero essa atividade muito relevante, pois amplia noção que a criança tem em relação a produção de texto. Ela vai perceber que cada texto possui um estilo de linguagem diferente.













2 comentários:

  1. Deixe claros quais são os objetivos que serão alcançados. A atividade 2 (Jogo da Memória), precisa ser melhor descrita. Fazer o detalhamento das atividades deixa mais claro como serão realizadas. Além disso, faltou justificar por que cada uma delas alcançará os objetivos. Aliás, os objetivos não estão claros... Coloque-os logo no início, junto com o título da atividade.

    ResponderExcluir
  2. Vejo que melhorou as atividades. Parabéns! Porém, senti falta de imagens relativas às atividades... Isso significa desenvolver o propósito de número 1 e o descritor de número 8!! Eu lembro que havia uma tirinha do Menino Maluquinho...Onde foi parar? Seria interessante que em cada atividade, houvesse uma imagem que a retratasse... Ok? Qualquer dúvida, entre em contato...

    ResponderExcluir