domingo, 26 de julho de 2009

Avaliação do processo de produção do portfólio


Falar sobre a construção do portfólio me faz relembrar as primeiras discussões sobre o assunto e sobre avaliação formativa. Penso que uma formação que tenha verdadeiro compromisso com a formação requer disposição e compromisso. O blog foi resultado disso. e confesso que não foi fácil. Mas, como dizem que damos mais valor a conquistas "suadas" posso dizer que ao final desse curso tenho grande orgulho meu blog. Mesmo com a frustação de não ter conseguido postar um vídeo, acredito que essa ferramenta me ajudou muito. Aqui está reunida toda a minha construção e reconstrução de conhecimento do semestre.
O blog foi um desafio e uma grande ferramenta na minha formação. Ele me fez refletir sobre como fazemos uso da tecnologia. Num momento de tantas discussões educacionais sobre inclusão digital não percebo uma grande preocupação em filtrar o conteúdo a que se tem acesso com ela. A questão não é só ensinar a criança as funções básicas do computador, mas ensiná-la a usá-lo com instrumento de pesquisa e de formação. e nesse aspecto, destaco novamente a importância da mediação. Quando postei algumas idéias aqui e recebi sugetões sobre como melhor abordá-la tive uma outra visão do mesmo tema. Isso acrescenta muito porque sem um olhar de fora o desenvolvimento pode ficar muito limitado e com a mediação temos maior oportunidade de ampliá-lo.
Gostaria também de parabenizar o professor pela iniciativa e persistência porque me deixou bem claro que o educador precisa ter um compromisso verdadeiro com a formação que ajuda a construir e que não pode jamais desstie daquilo que acredita mesmo que os obstáculos sejam muitos. Tenho certeza que proposta desafiadoras como essa são extremamente trabalhosas para os alunos, no entato são ainda mais para os professores.

Ainda outra questão que jamais vou esquecer é que não podemos nivelar nossos alunos por baixo, mas acreditar que todos são capazes articular e produzir algo novo. É preciso esperar sempre mais do ser humano e não acomodá-lo como reprodutor de conhecimento.

Um comentário:

  1. Thais, fico muito satisfeito com a forma como avaliou todo este processo...!! Nao e fácil mesmo levarmos uma proposta a ferro e fogo!! As inovações deixam as pessoas inseguras! Suas conclusões ficaram muito interessantes e gostaria de utiliza-las em artigo que estou escrevendo. Claro que resguardando a identidade. As percepções de vocês apresentam grandes resultados para que avancemos no processo de concretizarmos a avaliação formativa no âmbito da escola e, mais ainda, no âmbito da formação de professores.

    ResponderExcluir