domingo, 26 de julho de 2009

Síntese conclusiva

Os textos que discutimos ao longo da disciplina foi de extrema importância porque aprodei certas questões que ainda não havia trabalhado. Todo todo debate que fizemos até aqui girou em torno de uma nova forma de alfabetizar.
Repensar os métodos tradicionais de alfabetzação nos fez enxergar que existem outras formas mais significativas na formação da criança. Trabalhar com diversos suportes e tipos de textos, partindo do princípio que a leitura e a escrita fazem parte do contexto extra-escolar, dão ao processso de alfabetização muito mais sentido.

Outra questão que me marcou muito nas discussões é importância da mediação do professor. Uma mediação só é eficaz quando o educador tem conhecimento e diálogo suficiente para detectar que tipo de assimilações e hipóteses a criança vem criando. Se não for assim, provalvente ele chegará a conclusões inadequadas acreditando que a construção da criança é algo totalmente errado. Aliás, a mediação deve proporcionar momentos de reflexão e reconstrução das hipótese já criadas e jamais oferecer respostas prontas. Esse é um exercicío que não cabe só a alfabetização, mas a todo processo de ensino (o blog é um exemplo disso).Construir os conhecimentos torna-os muito mais signifivativos além de proporcionar a criança oportunidade de trabalhar sua espontaneidade, criatividade e reflexão.

Destaco ainda a importância de considerar a realidade social da criança, não para oferecer um ensino diferente, mas perceber que tipo de conhecimento prévio a crinça já possui. A principal função da escola é o ensino e a prendizagem e para tanto é preciso considerar que na escola há um encontro de muitas identidades e portanto é fundamental conhecer o aluno e sua bagagem cultural para que a partir dela seu conhecimento possa ser ampliado.

Um comentário:

  1. Thais, a síntese ficou muito boa! Parabéns! Conseguiu retratar todo o percurso que estudamos ao longo do semestre.

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